Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! E o Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar”.  Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar minha religião de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda Ti Osun

Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!

*Criado em 21 de maio de 2010*

Seguidores

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quaresma




A Quaresma é um período em que se relembra o período entra morte e a Ressurreição de Jesus Cristo (Pai Oxalá). Durante este período é Apropriado para penitência e meditação, através da prática do jejum, da esmola e da oração. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde da Quinta-feira Santa, antes da Celebração da Santa Ceia, quando foi instituída a Eucaristia e o Sacerdócio.

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, é tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Vivendo a Quaresma

A Quaresma é Onde Nossos Orixás e Guias de primeira Linha ou Primeiro Escalão Param Para Avaliação do Ano Espiritual em Termino, é Também onde Traçam o Plano Espiritual para o Ano a Começar.

Durante este tempo especial de purificação, antes de tudo, a vida de oração, condição indispensável para o encontro com Deus. Na oração, inicia um diálogo íntimo com o Senhor, deixa que a graça divina penetre em seu coração. Arrependendo-se de seus pecados lutar para se mudar intimamente.

Jejuar – Os Jejuns de quaresma entram a Abdicação da Carne na quarta Feira de Cinzas e Todas as Sexta Feiras de sua Duração.

Antigamente os Terreiros fechavam no período de Quaresma, fechavam na gira de cinzas onde os filhos eram cruzados pelos Pretos Velhos com cinzas afim de proteção contra fluidos negativos e maus espíritos neste período. E só reabriria na Sexta Feira Santa, onde se iniciava a Vigília. Traçava-se um Cruzeiro no chão com Pemba e o contornava com velas brancas, assim velando o Cruzeiro e rezando diversos Terços. O Conga era fechado com cortinas roxas ou brancas os santos cobertos e tudo só era retirado após o Estouro de Aleluia.

No sábado de Aleluia ao meio dia os Pretos Velhos faziam a incorporação em seus médiuns, estouravam a Aleluia, e faziam o levantamento do Cruzeiro Velado estava cumprida a Penitencia de Quaresma e os médiuns já preparados para a Ceia de Páscoa.

Obs: Neste período fechava-se a casa para a caridade. Porém hoje não conheço casa ou terreiros que façam tal ritual por completo.

Hoje dentro da Quaresma os terreiros dão continuidade a Caridade, porem não se pode atuar com: Orixás, Falangeiros, Capangueiros, Caboclos, Pretos Velhos e Eres. Más podemos atuar com as 2ª Linhas ou Linhas de Segundo Escalão como: Boiadeiros, Baianos, Marinheiros e Exús (este ultimo não muito recomendado) assim dando continuidade á Caridade, porem sem se esquecer de nos redimirmos de nossos pecados e falhas.

Obs: Nos dois casos citados faz-se na noite da quinta feira santa, uma oferenda aos Exus a fim de proteção para o novo Ano Espiritual.

Abraços
Alda da Oxum

 

Nenhum comentário:



”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”