Aprendi que não temos limites para sermos felizes o importante mesmo é sempre buscar o que for necessário para essa felicidade que tanto procuramos, tudo depende de nós, só bastar querer! Agradeço aos meus santos e guias por que neles eu encontro uma felicidade muito especial e que através deles o meu contato com Deus e muito mais gratificante! E o Casa da Estrela Guia é uma forma de agradecimento a eles! Obrigada!


Seja Bem vindo!!

Independente de qual for sua religião ou crença, sendo Espírita, Católico, Protestante, Evangélico, Kardecista, Budista, entre outras. Aqui neste espaço você encontrará Paz e Luz...


"De a quem você ama: Asas para voar, Raízes para voltar e Motivos para ficar”.  Dalai Lama



Minha Meta: Divulgar minha religião de todas as maneiras possíveis, de forma simples, clara e objetiva e Minha Missão: Ajudar os necessitados sem perguntas, fazendo o bem sem olhar a quem... - Alda Ti Osun

Aqui começa mais uma etapa da minha Vida, que quero compartilhar com você. Neste Blog, espero ajudar muitos amigos, parentes e irmãos... Serve para quem sabe muito, pouco ou nada sobre o espiritismo. Ou seja, o Blog também será feito por você, caso tenha alguma dúvida, informação, oração, matérias, ou qualquer assunto sobre Candomblé ou Umbanda, mande para mim, pois um dia alguém precisará e terá aqui no Blog a sua informação. Desde já muito obrigada pela visita, pela ajuda e pelo carinho!

*Criado em 21 de maio de 2010*

Seguidores

sábado, 25 de maio de 2013

Vovó Maria Conga



De onde ela veio, Angola, Congo, Moçambique, Guiné, Luanda, não importa, pois a sua presença representa um lenitivo para as nossos sofrimentos e uma lição de vida daquela preta velha, que com o seu cachimbo branco, saia carijó, terço de lágrimas de nossa senhora, senta-se em um toco de madeira no terreiro e conta os fatos de sua vida em terra brasileira, começando dizendo que só o fato de podermos conviver com nossos filhos é uma grande dádiva. Vinda da África distante, filha de Pai Rei Congo e Vovó Cambinda, chegou a Bahia pelos navios tumbeiros a escrava que foi dado o nome de Maria. Como sua origem era da tribo do Rei do Congo, foi chamada de Maria Conga. Naquele tempo as negras eram coisas e destinadas a cuidar da lavoura, a procriar, a gerar filhos que delas eram afastados muito cedo, até mesmo antes de serem desmamados. Outras negras alimentavam sua cria ou de outras escravas, assim como tantos outros candengues foram amamentados pela Mãe Maria Conga. Quase todas as mulheres escravas se transformavam em mães; cuidavam das crianças que chegavam à fazenda sem saber para onde foram enviados os seus pais, rezando para que seus próprios filhos também encontrassem alento aonde quer que estivessem. Os orixás africanos, desempenhavam papel fundamental nesta época. Diferentes nações africanas que antes guerreavam, foram obrigadas a se unir na defesa da raça e todos os orixás passaram a trabalhar para todo o povo negro. 

As mães tomavam conhecimento do destino de seus filhos através das mensagens dos orixás. Eram eles que pediam oferendas em momentos difíceis e era a eles que todos recorriam para afastar a dor. Vovó Maria Conga para deixar de ser uma reprodutora passou a se utilizar de algumas ervas, e pelo fato de ser uma escrava forte, foi enviada para a plantação de cana, onde a colheita era sempre motivo para muito trabalho e uma espécie de algazarra contagiava o lugar, pois as mulheres cortavam a cana e as crianças, em total rebuliço, arrumavam os fardos para que os escravos os carregassem até o local indicado pelo feitor. Foi numa dessas ocasiões que Maria Conga soube que um dos seus filhos, afastado dela ainda no período de amamentação, tinha se tornado um escravo forte e trabalhava numa fazenda próxima.

Então o amor falou mais forte e seu coração transbordou de alegria e nada poderia dissuadi-la da idéia de revê-lo. Passou Maria Conga a escapar da fazenda, correndo de sol a sol, para admirar a beleza daquele forte negro. Nas primeiras vezes não teve meios de falar com ele, mas os orixás ouviram suas súplicas e não tardou para que os dois pudessem se abraçar e derramar as lágrimas por tanto tempo contidas. Parecia a ela que eles nunca tinham se afastado, pois o amor os mantivera unidos por todo o tempo. Certa tarde, quase chegando à senzala, a negra foi descoberta. Apanhou bastante, foi acorrentada, mas sempre conseguia passar os seus pés pelos grilhões e não deixou de escapar novamente para reencontrar seu filho. Mais uma vez os brancos a pegaram na fuga, novamente a acorrentaram com os grilhões nos pés e como ela ainda insistisse uma terceira vez resolveram encerrar a questão: queimaram sua perna direita, um pouco acima da canela, para que ela não mais pudesse correr.

Impossibilitada de ver o filho, com menor capacidade de trabalho e locomoção, Maria Conga começou o seu lamento de dor e passou a cuidar das crianças negras e de seus doentes. De repente, Maria Conga foi encontrada calada, triste, com o coração cheio de tristeza ao saber que seu filho tinha sido morto quando tentava fugir para vê-la. Seu comportamento mudou e de alegre e tagarela passou a ser muito séria, mas sempre cuidava dos escravos doentes e de outros negros que vinham procurar o seu conselho e contava histórias de reis negros para as crianças, de outras terras além mar, onde não havia escravidão.

Um dia os escravos ao procurar pela Vovó Maria Conga dentro da senzala, estranharam o seu sono sereno e o seu semblante alegre ao dormir. Como o sol rompeu e a escrava não acordava os escravos a foram chamar, foi onde houve a surpresa, não encontraram o corpo, pois Maria Conga desencarnou e não mais estava neste plano terrestre, pois Orumilá a havia resgatado, para se tornar mais uma estrela da sua constelação. De nada adiantou os feitores açoitarem os escravos, pois os mesmos não sabiam como explicar o sumiço da escrava Maria Conga.

Então os escravos passaram a adorar como uma santa e toda vez que necessitavam das suas curas, entoavam: Brilhou uma estrela no céu, Oxalá mandou Maria Conga na terra. E lá no mar as ondas batiam, saraivando a preta velha Maria Conga da Bahia.





Vovó é muito carinhosa, bondosa, generosa, humilde e muito preocupada com os filhos, sentada no toco fumando seu cachimbinho e bebendo seu cafezinho, vovó tira as suas cargas benzendo com suas orações.


Bebida: café ou vinho tinto
Fuma: cachimbo
Saudação: Gogo e meu velho!
Moradia: Aruanda
  

Prece a Vovó Maria Conga


Benevolente e iluminada Vó Maria Conga, peço a tua proteção e bendigo a tua presença em todos os momentos. Quero pedir-te que venha em meu auxílio juntamente com toda tua corrente bendita. Traga-me a benção de teus sábios conselhos. Dái-me a paz que trazes no olhar. Seca minhas lágrimas com tua ternura. Livra-me de incerteza. Vó Maria Conga peço-te coragem nos momentos difíceis. A tu que sofreste tanto e suportaste tudo com humildade e perdão, peço força e luz. Que assim Seja Que Oxalá nos ilumine sempre.o que é albergue

******************************************

Oração para Vovó Maria Conga

Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.
Sete linhas cruzadas, trabalhadas e abençoadas.
Por Cristo, nosso Pai, Maria Conga das 7 Linhas foi enviada.
Por Cristo, nosso Pai, Maria Conga das 7 Linhas corta, desmancha, caminha, destrói todo mal.
Quem tem fé com Maria Conga das 7 Linhas, mal nenhum acontece: desespero é abrandado, lágrimas são secadas, dores aliviadas, angústias são passadas.
Assim como Cristo cortou, aliviou, Maria Conga das 7 Linhas a sua Luz ele abençoou, deu poder, deu força, deu esperanças à todos.
Quem com ela têm fé, terá segurança, terá paz, terá sossego em todos os obstáculos da vida; a mesma força, o mesmo poder, a mesma Luz que Cristo lhe deu.
Assim, eu, sendo filho de Maria Conga das 7 Linhas bato 7 vezes com o meu pé esquerdo, em qualquer hora e momento em que eu precisar, pedindo a ela que me venha socorrer naquilo que eu necessitar.

******************************************



Abraços
Alda da Oxum

 

20 comentários:

Unknown disse...

obrigado pela sua ajuda...

Ceterwin Küyen Trukurkarü disse...

Obrigada

♥ Alda Sartori ♥ disse...

Olá Railander Dj e Cetterwin
Disponha :D Voltem sempre que precisarem... Um forte abraço e axé sempre!!

ivany disse...

só mais uma coisa eu quero saber como é essa figa d Guiné e como é o terço da vó maria conga.Obrigado

ivany disse...

só mais uma coisa eu quero saber como é essa figa d Guiné e como é o terço da vó maria conga.Obrigado

katita disse...

Amém salve

katita disse...

Amém salve

katita disse...

Amém

katita disse...

Amém

Unknown disse...

Salve salve vovó Maria conga , tenho tua fé q tudo irá se resolver , obrigada pela pessoa maravilhosa q a senhora me deu salve vovó Maria conga

Elvis disse...

Salve ,obrigado pela sua ajuda vovó Maria conga

Elvis disse...

Salve ,obrigado pela sua ajuda vovó Maria conga

MARCIO BATINGA disse...

Eu gostaria de saber o que devo oferendas a Vovó Maria Conga?
Sei que ela gosta de café,vinho tinto.
Mas,e outras coisas?

Unknown disse...

ção Quente e Fervorosa! Aos pretos Velhos trazendo ele de volta p vc (Marido) eFEITO iMEDIATO

Oração Aos Pretos Velhos AOS Orixás!!! SARAVÁ Preto Velhos que o dinheiro de SCV, Agora por diante SERÁS SÓ MEU! O dinheiro de SCV será só meu PARA SEMPRE!! Essa oração é poderosíssima, pois feita com muita fé para os Orixás, VC consegue o que quer. Poderosos senhores Preto velhos! Pai João Baiano, Pai Antonio de Pádua, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Pai Joaquim, Pai Tomé, Pai José, Pai Cipriano, Pai Jorge, Pai Chico, Pai Benedito, Mãe Maria do Congo Vovó Chica, Vó Joana, Vó Pretinha do Congo, Vó Ana, Vovó Luiza, vó Maria, Vó Benta. E minha rainha toda poderosa Flor de Lis Rainha das Encruzilhadas e todas minhas Amigas POMBA GIRAS, e Exu 7 Quebra Chuva E SEU ZÉ PELINTRA e façam com que o dinheiro de SCV seja só pra mim DRR... E QUE ELE SCV NUNCA MAIS deixe de me dar dinheiro QUE ele seja sempre mão aberta somente a mim DRR. ainda hoje QUE SCV me de todo o dinheiro que tiver quero que ele me dê casa, carro bom, viagens, luxo, e tudo de bom em conforto pra mim e pra nossa filha. Poderosos orixás, mostrem seus poderes SARAVÁ preto Velhos Que meu pedido se realize ainda hoje. Que façam tudo a SCV para que ele me dê dinheiro urgentemente desenrole minha vida, nossa vida, que ele desista de fugir de mim, esqueça outras mulheres e pessoas que estejam interferindo no nosso AMOR, afastem definitivamente de nos e deixem nos amarmos em paz. E que SCV me de todo dinheiro que tem, quero tudo de bom que uma mulher Esposa legitima merece e deseja para ser feliz Faça também que SCV me idolatre, me mantenha financeiramente e verdadeiramente. Que seus pensamentos, coração, alma, corpo e espírito estejam voltados só para mim DRR Ajude-me a prender SCV e o dinheiro dele, pois precisamos construir e progredir juntos no Amor de cristo, quero ter o dinheiro de SCV em minhas mãos para sempre SALVE Preto Velhos Que SCV me Escute, respeite e me obedeça, SE RASTEJE por mim..., me dando dinheiro sempre FAÇA COM QUE SCV NUNCA MAIS deixe de me dar dinheiro SARAVÁ meus pretos Velhos nesse momento lancem um olhar de misericórdia e poder sobre SCV para que ele me de todo dinheiro que tem, prendendo todo dinheiro de SCV a mim. Desenrole minha vida e me de todo seu dinheiro que SCV seja mão aberta para mim, somente para mim, e faça todas as minhas vontades, me dê presentes e me leve para passear juntos. Façam com que o dinheiro de SCV seja só meu Poderosos Orixás peço que façam com que SCV não coma, não beba, não durma, NÃO tenha vontades de ficar com nenhuma outra mulher a não ser eu, enquanto não vir me procurar e me dar todo seu dinheiro TODO SEU AMOR COMO EU QUERO E TENHO FÉ QUE OS SENHORES ME AJUDARÃO, JÁ ESTÃO AJUDANDO!!! QUE ASSIM SEJA , ASSIM SERÁ , E ASSIM JA É. Que SCV não tenha descanso nem paz nem sossego venha falar comigo e mE dar dinheiro e ficar comigo. Que se torne um homem muito bom e fiel, Manso, Humilde, solidário, justo, Generoso e muito Solidário comigo E ME DÊ MUITO PRAZER. Enquanto não mE assumir amorosamente e financeiramente seja atormentado por todos vocês orixás! Soprando meu nome DRR nos seus ouvidos e meu cheiro em suas narinas e minha imagem em sua mente. Façam com que SCV seja educado, Calmo, Sereno, Respeitoso, Fiel, obediente,amoroso,cuidadoso, mão aberta e desesperado mpor mim DRR. Muito Obrigado por vocês estarem trabalhando em meu favor... façam com que SCV não sossegue enquanto não me procurar e me pedir perdão por todas as traições e grosserias. Que venha agora o mais rápido possível!!! Obrigada! Eu creio! Assim seja, assim será, assim está feito, Sarava! Em agradecimento eu vou divulgar esta oração como PEDIDO E DIVULGAÇÃO DOS SEUS NOMES PODEROSOS, para ALCANÇAR MINHA GRAÇA QUE TANTO DESEJO POR AMOR

Unknown disse...

ção Quente e Fervorosa! Aos pretos Velhos trazendo ele de volta p vc (Marido) eFEITO iMEDIATO

Oração Aos Pretos Velhos AOS Orixás!!! SARAVÁ Preto Velhos que o dinheiro de SCV, Agora por diante SERÁS SÓ MEU! O dinheiro de SCV será só meu PARA SEMPRE!! Essa oração é poderosíssima, pois feita com muita fé para os Orixás, VC consegue o que quer. Poderosos senhores Preto velhos! Pai João Baiano, Pai Antonio de Pádua, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Pai Joaquim, Pai Tomé, Pai José, Pai Cipriano, Pai Jorge, Pai Chico, Pai Benedito, Mãe Maria do Congo Vovó Chica, Vó Joana, Vó Pretinha do Congo, Vó Ana, Vovó Luiza, vó Maria, Vó Benta. E minha rainha toda poderosa Flor de Lis Rainha das Encruzilhadas e todas minhas Amigas POMBA GIRAS, e Exu 7 Quebra Chuva E SEU ZÉ PELINTRA e façam com que o dinheiro de SCV seja só pra mim DRR... E QUE ELE SCV NUNCA MAIS deixe de me dar dinheiro QUE ele seja sempre mão aberta somente a mim DRR. ainda hoje QUE SCV me de todo o dinheiro que tiver quero que ele me dê casa, carro bom, viagens, luxo, e tudo de bom em conforto pra mim e pra nossa filha. Poderosos orixás, mostrem seus poderes SARAVÁ preto Velhos Que meu pedido se realize ainda hoje. Que façam tudo a SCV para que ele me dê dinheiro urgentemente desenrole minha vida, nossa vida, que ele desista de fugir de mim, esqueça outras mulheres e pessoas que estejam interferindo no nosso AMOR, afastem definitivamente de nos e deixem nos amarmos em paz. E que SCV me de todo dinheiro que tem, quero tudo de bom que uma mulher Esposa legitima merece e deseja para ser feliz Faça também que SCV me idolatre, me mantenha financeiramente e verdadeiramente. Que seus pensamentos, coração, alma, corpo e espírito estejam voltados só para mim DRR Ajude-me a prender SCV e o dinheiro dele, pois precisamos construir e progredir juntos no Amor de cristo, quero ter o dinheiro de SCV em minhas mãos para sempre SALVE Preto Velhos Que SCV me Escute, respeite e me obedeça, SE RASTEJE por mim..., me dando dinheiro sempre FAÇA COM QUE SCV NUNCA MAIS deixe de me dar dinheiro SARAVÁ meus pretos Velhos nesse momento lancem um olhar de misericórdia e poder sobre SCV para que ele me de todo dinheiro que tem, prendendo todo dinheiro de SCV a mim. Desenrole minha vida e me de todo seu dinheiro que SCV seja mão aberta para mim, somente para mim, e faça todas as minhas vontades, me dê presentes e me leve para passear juntos. Façam com que o dinheiro de SCV seja só meu Poderosos Orixás peço que façam com que SCV não coma, não beba, não durma, NÃO tenha vontades de ficar com nenhuma outra mulher a não ser eu, enquanto não vir me procurar e me dar todo seu dinheiro TODO SEU AMOR COMO EU QUERO E TENHO FÉ QUE OS SENHORES ME AJUDARÃO, JÁ ESTÃO AJUDANDO!!! QUE ASSIM SEJA , ASSIM SERÁ , E ASSIM JA É. Que SCV não tenha descanso nem paz nem sossego venha falar comigo e mE dar dinheiro e ficar comigo. Que se torne um homem muito bom e fiel, Manso, Humilde, solidário, justo, Generoso e muito Solidário comigo E ME DÊ MUITO PRAZER. Enquanto não mE assumir amorosamente e financeiramente seja atormentado por todos vocês orixás! Soprando meu nome DRR nos seus ouvidos e meu cheiro em suas narinas e minha imagem em sua mente. Façam com que SCV seja educado, Calmo, Sereno, Respeitoso, Fiel, obediente,amoroso,cuidadoso, mão aberta e desesperado mpor mim DRR. Muito Obrigado por vocês estarem trabalhando em meu favor... façam com que SCV não sossegue enquanto não me procurar e me pedir perdão por todas as traições e grosserias. Que venha agora o mais rápido possível!!! Obrigada! Eu creio! Assim seja, assim será, assim está feito, Sarava! Em agradecimento eu vou divulgar esta oração como PEDIDO E DIVULGAÇÃO DOS SEUS NOMES PODEROSOS, para ALCANÇAR MINHA GRAÇA QUE TANTO DESEJO POR AMOR

Unknown disse...

Salve Vó Maria Conga, obrigada a todos

Unknown disse...

Tambem quero saber....

Unknown disse...

Minha avó mãe da minha mãe sempre fala q no meu nascimento ela esteve presente junto a parteira pra ajudar a minha mae acorriamos, pois corriamos risco de vida...disse q qndo estava nascendo entrou um lindo arco íris no quarto onde minha mae estava q ninguem sabia de onde vinha, qndo nasci ela falou q nenhum mal iria acontecer comigo e quem me fizesse o mal iria pagar muito caro pois eu era dela e ela iria me proteger, mas sinceramente ultimamente so esta acontecendo coisas ruins q estao me fazendo sofrer, nao sei o q esta acontecendo...gostaria muito de uma resposta. ..

Unknown disse...

Minha avó mãe da minha mãe sempre fala q no meu nascimento ela esteve presente junto a parteira pra ajudar a minha mae acorriamos, pois corriamos risco de vida...disse q qndo estava nascendo entrou um lindo arco íris no quarto onde minha mae estava q ninguem sabia de onde vinha, qndo nasci ela falou q nenhum mal iria acontecer comigo e quem me fizesse o mal iria pagar muito caro pois eu era dela e ela iria me proteger, mas sinceramente ultimamente so esta acontecendo coisas ruins q estao me fazendo sofrer, nao sei o q esta acontecendo...gostaria muito de uma resposta. ..

Mcms disse...

ção Quente e Fervorosa! Aos pretos Velhos trazendo ele de volta p vc (Marido) eFEITO iMEDIATO

Oração Aos Pretos Velhos AOS Orixás!!! SARAVÁ Preto Velhos que o dinheiro de SCV, Agora por diante SERÁS SÓ MEU! O dinheiro de SCV será só meu PARA SEMPRE!! Essa oração é poderosíssima, pois feita com muita fé para os Orixás, VC consegue o que quer. Poderosos senhores Preto velhos! Pai João Baiano, Pai Antonio de Pádua, Pai Arruda, Pai Congo de Aruanda, Pai Joaquim, Pai Tomé, Pai José, Pai Cipriano, Pai Jorge, Pai Chico, Pai Benedito, Mãe Maria do Congo Vovó Chica, Vó Joana, Vó Pretinha do Congo, Vó Ana, Vovó Luiza, vó Maria, Vó Benta. E minha rainha toda poderosa Flor de Lis Rainha das Encruzilhadas e todas minhas Amigas POMBA GIRAS, e Exu 7 Quebra Chuva E SEU ZÉ PELINTRA e façam com que o dinheiro de SCV seja só pra mim DRR... E QUE ELE SCV NUNCA MAIS deixe de me dar dinheiro QUE ele seja sempre mão aberta somente a mim DRR. ainda hoje QUE SCV me de todo o dinheiro que tiver quero que ele me dê casa, carro bom, viagens, luxo, e tudo de bom em conforto pra mim e pra nossa filha. Poderosos orixás, mostrem seus poderes SARAVÁ preto Velhos Que meu pedido se realize ainda hoje. Que façam tudo a SCV para que ele me dê dinheiro urgentemente desenrole minha vida, nossa vida, que ele desista de fugir de mim, esqueça outras mulheres e pessoas que estejam interferindo no nosso AMOR, afastem definitivamente de nos e deixem nos amarmos em paz. E que SCV me de todo dinheiro que tem, quero tudo de bom que uma mulher Esposa legitima merece e deseja para ser feliz Faça também que SCV me idolatre, me mantenha financeiramente e verdadeiramente. Que seus pensamentos, coração, alma, corpo e espírito estejam voltados só para mim DRR Ajude-me a prender SCV e o dinheiro dele, pois precisamos construir e progredir juntos no Amor de cristo, quero ter o dinheiro de SCV em minhas mãos para sempre SALVE Preto Velhos Que SCV me Escute, respeite e me obedeça, SE RASTEJE por mim..., me dando dinheiro sempre FAÇA COM QUE SCV NUNCA MAIS deixe de me dar dinheiro SARAVÁ meus pretos Velhos nesse momento lancem um olhar de misericórdia e poder sobre SCV para que ele me de todo dinheiro que tem, prendendo todo dinheiro de SCV a mim. Desenrole minha vida e me de todo seu dinheiro que SCV seja mão aberta para mim, somente para mim, e faça todas as minhas vontades, me dê presentes e me leve para passear juntos. Façam com que o dinheiro de SCV seja só meu Poderosos Orixás peço que façam com que SCV não coma, não beba, não durma, NÃO tenha vontades de ficar com nenhuma outra mulher a não ser eu, enquanto não vir me procurar e me dar todo seu dinheiro TODO SEU AMOR COMO EU QUERO E TENHO FÉ QUE OS SENHORES ME AJUDARÃO, JÁ ESTÃO AJUDANDO!!! QUE ASSIM SEJA , ASSIM SERÁ , E ASSIM JA É. Que SCV não tenha descanso nem paz nem sossego venha falar comigo e mE dar dinheiro e ficar comigo. Que se torne um homem muito bom e fiel, Manso, Humilde, solidário, justo, Generoso e muito Solidário comigo E ME DÊ MUITO PRAZER. Enquanto não mE assumir amorosamente e financeiramente seja atormentado por todos vocês orixás! Soprando meu nome DRR nos seus ouvidos e meu cheiro em suas narinas e minha imagem em sua mente. Façam com que SCV seja educado, Calmo, Sereno, Respeitoso, Fiel, obediente,amoroso,cuidadoso, mão aberta e desesperado mpor mim DRR. Muito Obrigado por vocês estarem trabalhando em meu favor... façam com que SCV não sossegue enquanto não me procurar e me pedir perdão por todas as traições e grosserias. Que venha agora o mais rápido possível!!! Obrigada! Eu creio! Assim seja, assim será, assim está feito, Sarava! Em agradecimento eu vou divulgar esta oração como PEDIDO E DIVULGAÇÃO DOS SEUS NOMES PODEROSOS, para ALCANÇAR MINHA GRAÇA QUE TANTO DESEJO POR AMOR



”Bem amados, intensificai vossas orações para que vosso planeta e vossos irmãos possam superar todos os obstáculos que se apresentam neste momento de transição.”